sábado, 6 de agosto de 2016

Wu leva a prata e conquista primeira medalha do Brasil na Rio-2016




A primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é de Felipe Wu. O atleta do tiro esportivo ficou em segundo lugar na categoria pistola de ar 10m neste sábado (06), fazendo 202.1 pontos na final disputada no Centro Olímpico de Tiro.

O Brasil não subia ao pódio no tiro esportivo desde 1920, quando Guilherme Paraense e Afrânio da Costa ganharam medalhas.

Líder do ranking mundial da Federação Internacional de Tiro (ISSF), Felipe Wu disputou a primeira colocação tiro a tiro e colocou pressão no vietnamita Xuan Vinh Hoang nas últimas séries. No último tiro, Wu acertou o alvo antes do adversário, mas Hoang não cedeu à pressão e garantiu o ouro, cravando 202.5, a melhor pontuação da categoria em uma final olímpica. O bronze ficou com o chinês Wei Pang.

O brasileiro terá nova chance de subir ao pódio na quarta-feira (10), quando disputa a categoria pistola de ar 50m.

Torcida ‘atira junto’

A torcida brasileira fez barulho durante toda a final. O público foi privilegiado por uma nova regra do esporte, criada em 2014, que permite a livre manifestação dos torcedores no local de prova. “Wu, Wu, Wu”, cantavam os brasileiros que, para os padrões do tiro esportivo, gritaram alto no Centro Olímpico de Tiro quando os adversários atiravam. Mas quando um russo puxou uma vuvuzela em hora errada, quase deu confusão na arquibancada.
Emoção desde a primeira fase

Mais cedo, mesmo a etapa classificatória do brasileiro já tinha sido emocionante. Ele fez duas séries ruins, perdendo nove pontos e chegando a estar na 25ª posição entre 46 atletas. Mas Wu se recuperou a tempo de chegar ao sétimo lugar, com 580 pontos.

Como funciona

São 15 eventos de tiro esportivo, nos quais são utilizados três tipos de arma: carabina, pistola e espingarda. Para cada tipo são realizados três eventos para homens e dois para mulheres – todos individuais. As regras variam em função de diversos fatores: distância até o alvo, tipo de alvo, posição de tiro, número de disparos e tempo para atirar.

Neste evento (pistola de ar 10 m), os competidores precisam atirar em um alvo fixo com 10 circunferências, a 10 m de distância. São 60 tiros, divididos em seis séries de dez durante 1h10min. A final é disputada pelos oito melhores atletas da fase de classificação, e a cada oito tiros um deles é eliminado.
FONTE:Daniel Brito e Pedro Ivo Almeida
Do UOL, em Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário