terça-feira, 19 de maio de 2015

Astros vão formar um sorriso no céu do Brasil na noite desta quarta

Resultado de imagem para Astros vão formar um sorriso no céu
Os brasileiros que olharem para o céu na noite desta quarta-feira, 20, vão se deparar com uma curiosa configuração dos astros. Entre as 18h e as 20h, a combinação da Lua, de Vênus e de duas estrelas vai formar um sorriso.

Como a Lua será crescente, ela ficará parecida com uma boca sorrindo. O planeta Vênus ficará na posição do nariz e as estrelas Pollux e Castor, que pertencem à constelação de Gêmeos, vão representar os olhos. O fenômeno foi descrito pelo professor Marcos Calil no site da Climatempo.

Logo depois do anoitecer, Vênus vai surgir muito brilhante. As estrelas vão aparecer em seguida e também com um brilho intenso, o que tornará possível assistir ao espetáculo a olho nu, mesmo em cidades grandes e com poluição luminosa artificial - como São Paulo e Rio.

Calil explica que o desenho no céu vai durar apenas as duas horas da noite de quarta-feira. "No dia 21 ainda teremos a aproximação da lua com Vênus, mas não fazendo (o desenho) da minha imaginação, do rostinho feliz no céu", afirma.

Nebulosidade

Uma grande quantidade de nuvens ainda estava na terça-feira sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a previsão é de que esta nebulosidade diminua até a noite de quarta-feira, o que deve ajudar a enxergar o fenômeno. O Norte e o litoral do Nordeste terão muitas nuvens e o risco de chuva é alto. Já a Região Sul terá pouca nebulosidade à noite.

FONTE: ESTADÃO

0 comentários:

Postar um comentário