segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Como usar borra de café como fertilizante



A borra de café tem tantas utilidades que, às vezes, é difícil imaginar que muita gente simplesmente a joga no lixo. Tem quem acredite que é possível ler o futuro na borra de café, isso não podemos dizer se é verdade ou não. Mas uma certeza há: a borra de cafévai da cosmética ao jardim com muita eficiência.

Veja aqui como usar borra de café como fertilizante.
Borra de café: uma excelente forma de adubar


A borra de café preserva importantes nutrientes, por isso pode ser usada como umexcelente fertilizante. Há duas formas muito conhecidas de usá-la, veja cada uma delas aqui para nutrir e embelezar o seu jardim e vasos de plantas.
Compostagem

O primeiro passo é misturar a borra de café a restos de folhas, grama, galhos de plantas e cascas de frutas, vegetais e ovos, tudo triturado, coloque esta mescla espalhada em um recipiente aberto e deixe secar ao sol. Depois, o processo será mais demorado, 60 dias! Mas vai valer a pena! É hora de deixar esta mistura fermentar.

caixas para compostagem que são comercializadas em vários sites e que cumprem perfeitamente a função de conter esta mistura enquanto ela fermenta. Você também pode improvisar um recipiente de compostagem (composteiro), há diversos sites que ensinam como fazer um de acordo com o material e o espaço disponível. Mas voltando à fermentação, você deverá abrir o “composteiro” e mexer a mistura constantemente até que ela vire uma massa homogênea. Aí será hora de adubar as suas plantas com esta mistura natural e de custo zero!
Misturada quase diretamente à terra

Outra maneira de usar a borra de café, sem precisar realizar o processo de compostagem, é misturar uma parte de borra para 10 partes de terra.

Mas evite guardar a borra de café. O ideal é já encaminhá-la para a compostagem ou para a mistura na terra, porque ela pode mofar muito rapidamente.

0 comentários:

Postar um comentário