domingo, 28 de dezembro de 2014

Andrea Murad e Roberto Costa travam embate sobre a disputal presidencial da Assembleia

A atual legislatura mal acabou e as movimentações de bastidores são intensas na Assembleia Legislativa do Maranhão. Tudo porque existe uma forte probabilidade de o deputado Humberto Coutinho (PDT) ser aclamado como novo presidente da Casa, com o apoio de várias correntes de deputados.

Mesmo com uma eleição quase consolidada, a formação dos blocos, por exemplo, ainda é uma incógnita. A única certeza será a constituição de um bloco governista, que deverá reunir toda a bancada atual de oposição e alguns dissidentes. A composição da próxima bancada de oposição ainda também é incerta.

Nesta semana, uma declaração da deputada eleita Andrea Murad (PMDB) causou burburinho nas entranhas legislativas. Na atual legislatura, o pai dela, o deputado Ricardo Murad (PMDB) foi pré-candidato em chapa única por algum tempo, mas na opinião da deputada eleita deve existir uma coalizão de forças para fazer um contraponto à chapa única de Humberto Coutinho, a exemplo do que aconteceu com seu pai, que perdeu a eleição às vésperas de sentar na cadeira de presidente. “A Assembleia tem que ser mais independente, não deve ficar tão nas mãos do governo. Se o nosso grupo elegeu a maioria dos deputados, eu acho que a gente pode ter um bom nome para fazer uma disputa com o candidato Humberto. Não podemos deixar que o Governo decida por nós todos”, enfatizou.


'A Assembleia tem que ser mais independente, não deve ficar tão nas mãos do governo', Andréa Murad, deputada estadual eleita


A deputada eleita argumentou que o perfil de Humberto Coutinho não representa o sentimento de mudança o qual motivou a renovação política no estado. “O povo já mostrou que quer mudança e com todo respeito ao deputado Humberto, ele não é renovação e mudança, muito pelo contrário, acho que temos no nosso grupo candidatos que expressem melhor esse sentimento. A gente não necessariamente vai ficar contra o governo. O que for de bem para o povo a gente fazer”, ressaltou.

A deputada enfatizou ainda que não chegou a conversar com nenhum dos colegas eleitos e reeleitos e que esse pensamento é pessoal e não reflete consenso dentro do partido, o PMDB.

Roberto Costa pensa diferente

O deputado reeleito, Roberto Costa, ligado ao mesmo grupo político de Andrea Murad e membro do mesmo partido, o PMDB, declarou à reportagem de O Imparcial que possui uma visão diferente da colega.


'A representatividade dos partidos e correntes ideológicas pode ser expressada também na composição da mesa. Eu defendo que exista um consenso na hora da eleição', Roberto Costa, deputado estadual


Roberto Costa afirma que é necessário que exista um consenso entre os parlamentares para criar um ambiente harmônico. “Não é necessário que exista um contraponto na eleição para que a eleição seja democrática. A representatividade dos partidos e correntes ideológicas pode ser expressada também na composição da mesa. Eu defendo que exista um consenso na hora da eleição”, disse.

Costa disse ainda que ainda não refletiu acerca do nome de Humberto Coutinho, mas não descarta a possibilidade de ajudar a elegê-lo. “Eu ainda não pensei sobre o nome do Humberto, que na minha opinião é uma pessoa bem preparada e tem toda uma experiência para exercer o cargo. Eu não veto a possibilidade”, declarou.

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa será em fevereiro e como já era de se esperar, todos os dias o assunto é pauta que repercute no cenário político local.

Sobre a próxima eleição para a Mesa Diretora, Roberto Costa disse ter assumido não só uma posição pessoal e transparente, mas fruto, inclusive de conversas com lideranças importantes do PMDB. Costa enfatizou que a sua decisão segue o encaminhamento de respeitar todos os outros 41 deputados eleitos, o que o faz manter a posição que ele sempre teve no poder Legislativo. O deputado disse defender hoje, a mesma tese que já seguiu em momentos anteriores, referindo-se aos diferentes contextos políticos que definiram as duas últimas eleições para a presidência da Casa.

"Assim como na eleição de 2011, em que o meu candidato à presidência era o deputado Ricardo Murad, mas não conseguimos construir um consenso em torno do seu nome, elegendo, na época, o deputado Arnaldo Melo; assim também, como na eleição seguinte, em que o deputado Arnaldo Melo conseguiu aglutinar em torno do seu nome, todos os deputados, inclusive com o meu voto, já que defendi a união do Legislativo, assim, hoje me posiciono da mesma forma e defendo o princípio de que o importante para a Assembleia é a união de todos os deputados", pontuou.

De forma clara, Roberto disse não ver dificuldades em votar no nome até agora lançado para a vaga. “Acho que independente da sua posição política, Humberto Coutinho tem todas as condições de comandar a Assembleia Legislativa pela sua experiência e pela forma democrática como tem se conduzido ao conversar com todos os parlamentares; o que defendo hoje para a participação do PMDB é que se respeite a proporcionalidade de cada bancada para a composição da Mesa Diretora, não me cabe fazer vetos a nomes ou fazer restrição a qualquer deputado".

Mais uma vez, o parlamentar reforçou que a sua postura será a postura do PMDB, de uma oposição responsável em relação ao futuro Governo, sobretudo respeitando a vontade popular, que colocou o partido como oposição no estado ao fazer a sua escolha pelo governador Flávio Dino: "a nossa oposição não será pautada no ódio, será coerente para que possamos cobrar todos os compromissos assumidos com a população do Maranhão", disse. Sobre a sua posição em relação ao partido, Costa disse ainda que tentará construir, com os outros deputados, um caminho que possa atender a todos e não ao interesse de um ou de outro e sobre a posição do PMDB, partido no qual milita há mais de 20 anos, o parlamentar disse se sentir completamente tranquilo para falar.

"A minha forma de fazer política no PMDB sempre foi pela participação de todos, nunca fiz a política de exclusão de nomes internamente no partido, em todos os momentos estive ao lado do senador Lobão Filho em sua candidatura ao governo, mas acho que antes de opinar não podemos esquecer do passado, quem e quais causas foram responsáveis pelas divisões internas do nosso grupo; a oposição ao candidato Humberto Coutinho por questões de interesse pessoal, certamente, não prevalecerá dentro do PMDB, a política de vetos é ultrapassada e esse tipo de comportamento já fez com que candidatos perdessem espaço, sempre ajudei a construir o PMDB no dia a dia, respeitarei a posição de todos, mas vejo como é fácil falar em nome de um partido, difícil é trabalhar para construí-lo".

Roberto Costa acompanhou todo o processo de crescimento do PMDB no Maranhão, foi presidente da juventude do partido, tanto municipal, como estadual, foi membro da Executiva Nacional, é membro do Diretório Estadual e atual presidente do Diretório Municipal do partido.
FONTE: laucione Pedrozo DE O IMPARCIAL

0 comentários:

Postar um comentário