terça-feira, 28 de outubro de 2014

INVENTOR BACABALENSE PARTICIPA DE MOSTRA CIENTÍFICA EM BELO HORIZONTE


O e José de Ribamar Frazão de Lima, 32 anos, participou, na semana de 29 de setembro a 4 de outubro, das “Olimpíadas do Conhecimento”, mostra científica em que o SENAI, através do projeto INOVA SENAI, disponibiliza espaço para a divulgação de jovens inventores. O evento foi realizado na cidade de Belo Horizonte através de mostra que reuniu inventores de todo o Brasil, dentre os quais alunos dos variados segmentos do Sistema “S” (Senai, Sesi, Senac, Fiema, etc.).
As Olimpíadas acontecem anualmente em duas etapas de classificação: estadual e nacional. Na etapa estadual Ribamar galgou o 2º lugar, ao expor em São Luís o seu “suporte regulável para corte de garrafas de vidro”, classificação que o levou à etapa nacional, em Belo Horizonte-MG, onde alcançou a 25ª posição entre os 50 finalistas, os mais de 300 da fase semifinal e os mais de 800 da etapa de inscrição nacional.
Ribamar, que já tem em seu currículo outras invenções em fase de patenteamento, inclusive, tendo participado da mostra de 2011 em São Luís, obtendo o 3º lugar no estadual com o projeto “Capa protetora para bancos de motocicletas”, vem contando com o apoio do SENAI de Bacabal, nas pessoas de seu diretor e instrutores, tendo sido acompanhado por Davi e Elias (2011) e Mauro (2013/2014).
Desde criança Ribamar se mostrou curioso, produzindo criações de objetos utilitários e decorativos, sobretudo de vidro, além de demonstrar outros talentos como roteirista de filmes e habilidades em artes cênicas. Suas invenções já são conhecidas e aprovadas no Estado e fora dele, por diversas autoridades, apesar de ainda não ter produção em larga escala, estando algumas na fase de patenteamento e outras em fase de aperfeiçoamento.
Mesmo com dificuldade e carente de incentivo e patrocínio para seus empreendimentos, Ribamar não desiste, e cada dia revigora-se na realização de seus múltiplos sonhos. No tocante às artes cênicas, atualmente ele está engajado na produção de uma mostra de vídeo visando se apresentar em programas de televisão.
Apesar de não ter sequer o ensino fundamental completo, Ribamar se sobressai como um grande exemplo e espelho para a juventude. Sua garra e atitudes comprovam que não importa o tamanho da dificuldade, mas a vontade e a esperança de se vencer.
por Costa Filho

0 comentários:

Postar um comentário