sábado, 21 de junho de 2014

Grupo Folia de Três prepara repertório com muita maranhensidade para o São João


Com o show Folia de São João, o grupo Folia de Três espera levar, como o próprio nome do trio sugere, alegria para os palcos e espaços juninos do Maranhão. O grupo está com uma agenda em vários arraiais e também no interior com a proposta de difundir a música maranhense com uma “pegada” contemporânea e à base de muita diversão. “Folia é isso, é alegria, vibração, diversão. E isso a gente sabe fazer”, diz Emanuel de Jesus, um dos cantores do trio.
Formado há sete anos pelos cantores Emanuel de Jesus, Simone Mouzzy e Serginho Carvalho (vocal e baixo), o grupo preparou um repertório especial para este período fazendo uma incursão pela música maranhense e os sucessos que são característicos do período junino. No palco, músicas autorais do mais recente CD, que leva o nome do show e ainda composições de João do Vale (Estrela Miúda), Antônio Vieira (Tem quem queira), Josias Sobrinho, Oberdan Oliveira, entre outros artistas, e clássicos do bumba-meu-boi, tambor de crioula, coco, cacuriá, e o tradicional ritmo da quadrilha.

Para o São João 2014 o show trará uma novidade. “A gente sempre está incorporando algo novo ao repertório e este ano vamos fazer uma homenagem a Humberto de Maracanã, nosso mestre da cultura popular, com Maranhão, meu tesouro, meu torrão, conta Emanuel.

Ao trio de cantores, se junta uma banda composta por Edinho Bastos (guitarra/ direção musical), Nataniel Assunção (bateria), Renato Serra (teclado), Wanderson (percussão).

O estilo com que eles apresentam os shows, com músicas vibrantes e figurinos coloridos, bem ao estilo junino, são as principais características do grupo. Com a intenção de resgatar a tradição da música e a cultura do Maranhão, os três cantores decidiram juntar as vozes e formar o grupo, que já coleciona apresentações em vários locais, municípios do Maranhão e em outros estados como a Paraíba.

Folia de São João
“Nesses sete anos consolidamos nosso nome, não só no São João, mas nas festas de carnaval onde também temos repertório especial e já fizemos o CD que mescla composições autorais e é sucesso ainda hoje. Em 2011 fomos, como forma de intercâmbio, para a Paraíba a convite do Secretário de Estado da Cultura Chico César, para participar da Mostra Cultural da Paraíba e foi uma grande experiência para o grupo, o que só reforça nosso propósito de difundir a música local”, avalia Emanuel de Jesus.

Além do show, o grupo realizou oficinas de percussão e ritmos maranhenses para os participantes dos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e o Distrito Federal. “Também em 2012 nós gravamos um DVD promocional no Teatro Arthur Azevedo. Eu considero que dentro da proposta do grupo nós temos conseguido levar as obras maranhenses, divulgar nossa cultura”, diz Emanuel.

O primeiro CD do grupo, Folia de São João, vem com 11 faixas e traz as canções autorais Salve a Cultura do Maranhão (Emanuel de Jesus), Canção pra Morena (Emanuel de Jesus) e Buscar-te em mim (Serginho Carvalho) e Folia de São João (Paulinho Oliveira), que dá nome ao show e CD, além de releituras de clássicos maranhenses como Estrela Miúda (João do Vale), Engenho de Flores (Josias Sobrinho), Tem quem Queira (Antonio Vieira) e Caixinha de Segredo (Zé Pereira Godão).

Cronologia do grupo
- Em 2008 o grupo estreou no Teatro Alcione Nazareth, na temporada carnavalesca, com show de lançamento e passou a fazer parte dos circuitos de carnaval e São João de São Luís e do Estado do Maranhão;
- Em 2010 o grupo lançou o CD Folia de São João em São Luís, consolidando a proposta do grupo;
- Em 2012, o CD Folia de São João recebeu indicação do Prêmio da Rádio Universidade FM, ficando entre os três melhores da categoria;
- No mesmo ano, o grupo gravou no Teatro Arthur Azevedo o primeiro DVD promocional;
- De acordo com a proposta do grupo, como forma de difundir a música e a cultura, em 2013, o grupo intensificou as apresentações pelo interior do Estado.

Repertório
1. Salve a Cultura do Maranhão – Emanuel de Jesus
2. Buscar-te em Mim – Serginho Carvalho
3. Estrela Miúda – João do Vale
4. Essas Emoções – Donato
5. Tem Quem Queira – Antônio Vieira
6. Caixinha de Segredo – Zé Pereira Godão
7. Canção pra Morena – Emanuel de Jesus
8. Engenho de Flores – Josias Sobrinho
Bela Mocidade – Donato
Lua Cheia – Luís Bulcão
9. O Canto da Ema – João do Vale
10. Tambor de Crioula – Oberdan Oliveira
11. Folia de São João – Paulinho Oliveira

Agenda
22/06, às 21h – Praça Nauro Machado
23/06 às 21h – Viva João Paulo
24/06 às 21h – Praça Maria Aragão
26/06 – Pedreiras
FONTE : Patrícia Cunha DE O IMPARCIAL

0 comentários:

Postar um comentário