segunda-feira, 12 de maio de 2014

Famosos esquentam disputa eleitoral para presidente


Fotos, jantares e encontros nada casuais. Embora ainda discretos, celebridades já começam a anunciar suas preferências políticas para ocupar a Presidência da República a partir do ano que vem. Pelas redes sociais, programas de televisão, entrevistas e até encontros partidários, famosos revelam afinidades com as linhas ideológicas dos principais presidenciáveis, atiçando a largada do jogo eleitoral.

Oficialmente, a presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB) - principais candidatos ao Planalto - só podem fazer campanha a partir de junho, três meses antes das eleições. A data imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral não impede, porém, que os apoiadores antecipem seus favoritos nas urnas.

Pela segunda vez em quatro anos, o apresentador Luciano Huck se organiza para oferecer um jantar em sua casa em apoio ao senador Aécio Neves (PSDB). Sem alardes, o global analisa com o presidenciável qual a melhor data para o evento: se antes ou depois da Copa do Mundo, que vai de 12 de junho a 15 de julho. Por causa do Mundial, as campanhas começarão tardias este ano.

As festividades programadas por Huck tendem a seguir os mesmos ritos da praticada em 15 de abril de 2010, quando o famoso levou cerca de 40 celebridades e políticos para o condomínio dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Lá, em tom descontraído, convidados tiveram oportunidade de conversar com Aécio, que, na época, concorria à cadeira no Senado.

Além de Huck, Aécio também contou com o apoio do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, que usou o aplicativo Instagram para postar uma foto ao lado do "amigo". "Deixando de ver o Timão por causa do meu grande amigo e futuro presidente do Brasil @aecionevesoficial, que hoje, como visita, eu deixei ele escolher assistir ao Cruzeiro! Vamos Timão e vamos Cruzeiro!", postou o jogador, há menos de 15 dias. 

Artistas 
Na linha de afinidades, o cineasta brasileiro Fernando Meirelles também já insinuou apoio a um dos candidatos. Fã de Marina Silva (PSB), vice na chapa do socialista Eduardo Campos, Meirelles deve assumir a produção dos filmes de TV da campanha presidencial da dupla. Em 2010, quando Marina arriscou o Planalto pelo Partido Verde, foi o roteirista que colaborou com as produções de tevê.

Outro influente a se posicionar ao lado da dupla Campos e Marina é o escritor Ariano Suassuna. No lançamento do “casamento do açaí com a tapioca”, como Marina descreveu o anúncio da chapa, em 14 de abril passado, Ariano assumiu o posto de presidente de honra do partido. Ao discursar, Suassuna frisou, com orgulho, o apoio ao ex-governador de Pernambuco.

Até mesmo a atriz global Maitê Proença já adiantou o apoio ao candidato pernambucano. Em entrevista ao Programa Roda Viva, em 14 de outubro do ano passado, a atriz disse do desejo de ter Campos governando o Brasil, ao lado do rival, Aécio. “Minha chapa ideal seria o Eduardo Campos com Aécio de vice, mas um vice ponderado, e a Marina Silva com ministérios importantes”, afirmou. 

Estrela 
Uma das principais estrelas do PT, o ator José de Abreu abraçou calorosamente a presidente Dilma Rousseff quando ela chegou ao Planalto. "É um dia histórico", afirmou. Petista de carteirinha, o artista anda mais acanhado nas manifestações ao apoio político. No último vídeo divulgado demonstrou insatisfação com a militância. Chegou a dizer que os colegas de partido não estavam colaborando com os companheiros presos (José Dirceu, condenado pelo mensalão do PT). Ele não é o único a se resguardar.

A lista de apoiadores famosos de Dilma em 2010 era extensa. Os cantores Alcione, Chico Buarque, Chico César, Beth Carvalho e Alceu Valença apoiaram a campanha dela. Este ano, eles ainda não mencionaram se continuarão na mesma linha.
fonte: Naira Trindade de O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário