terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ARTISTAS DE SÃO MATEUS REALIZAM FORUM E DENUNCIAM FALTA DE APOIO DAS AUTORIDADES


Produtores culturais e artistas do município de São Mateus – MA realizaram no últimos domingo (15) o IV Fórum Municipal de Cultura da Associação ASCEMMA e do Boi diamante. O evento aconteceu no auditório do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais a partir das 15:00h. Com o objetivo de criar uma TEIA ou Ponto de Cultura Mistura de Ritmos de São Mateus, o fórum consegue lotar o auditório com dançarinos, artesãos, professores e Mestres da Cultura Popular de São Mateus.
Mestres da cultura popular de São Mateus denunciaram o desrespeito das autoridades locais para com a cultura produzida no município, Frenciscarmem coordenadora do evento falou sobre o sonho de ver seu grupo transformado em Ponto de cultura.
Quem também participou ativamente do evento foi o Professor de artes marciais Anderson Lima que falou sobre os projetos esportivos que também não estão tendo a devida atenção das autoridades.
As falas dos participantes foram intercaladas por apresentação do Boi Diamante e do Grupo Mistura de ritmos. O Ponto alto do evento foram as palestras proferidas por Mestre Pinta e Zezinho Casanova, ambos de Bacabal, que a convite da coordenação do evento falaram sobre a experiência da criação do Ponto de Cultura de Bacabal( Mestre) e sobre a implantação do sistema Municipal de cultura nos municípios do Maranhão.
O Radialista Stuart Jr. Que representou como delegado o município de São Mateus nas conferencias Estadual e Nacional participou do fórum e em sua fala também criticou a atuação dos gestores locais da cultura e afirmou que falta vontade política de fazer a cultura acontecer no Município.



Ao final do evento todos se confraternizaram e uniram forças para criação do Ponto de cultura Arte e Cultura Mistura de Ritmos de São Mateus do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário