sexta-feira, 12 de julho de 2013

UnB é a primeira federal a oferecer curso online aberto e gratuito


A Universidade de Brasília (UnB) é a primeira universidade federal a oferecer um Mooc (sigla em inglês para curso aberto, online e em massa) no Brasil. Em parceria com o portal de aulas Veduca, a instituição disponibilizará o curso de Bioenergética online e gratuitamente a partir desta quinta-feira (11).



Como funciona

Primeiro curso na área de Ciências da Saúde do país, o Mooc de Bioenergética da UnB foi criado para suprir uma demanda de cursos online nesse setor. Os interessados pelo curso podem se inscrever nosite do Veduca. As aulas são grátis e não existe limite de prazo para concluir o curso. Quem organiza o cronograma de estudos é o próprio aluno. No fim do curso, que em média leva três meses para ser concluído, haverá uma prova presencial e distribuição de certificado para quem for aprovado.

Expansão da oferta de cursos


Outras universidades brasileiras, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, também estão interessadas em usar a plataforma para lançar cursos com o Veduca ainda no segundo semestre de 2013: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a PUC-SP e a PUC-RJ. A Universidade de São Paulo (USP) já oferece cursos no site desde o mês passado. Unicamp e Unesp também já estão com disciplinas disponíveis no site.

"Os cursos devem ser na área de especialidades dessas universidades. O ITA tem uma expertise muito grande no setor de Aeronáutica, por exemplo, e a FGV tem uma fortaleza muito grande nas áreas de Administração, Economia e Direito", afirma Carlos Souza, fundador do Veduca.

O site Veduca também oferece cursos de universidades estrangeiras de renome, como Harvard, MIT, Oxford e Stanford.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

0 comentários:

Postar um comentário