sábado, 27 de julho de 2013

ATENÇÃO! Novo método para o diagnóstico do câncer de mama no Maranhão


Nunca se falou tanto sobre o câncer de mama no cenário nacional e internacional. Recentemente, a atriz norte-americana Angelina Jolie surpreendeu o mundo ao divulgar a retirada das duas mamas como forma de prevenção. O câncer de mama assusta pela alta frequência com que ocorre no mundo inteiro. Todos os anos, a doença atinge 22% das mulheres.

Além das dores e do sofrimento psicológico, quem tem essa enfermidade também enfrenta métodos desconfortáveis para que o diagnóstico seja possível, como as biópsias. Mas isso deve mudar em breve, graças a um novo exame que promete revolucionar a detecção do câncer de mama, chamado Haio Mamo Cito Test, que aspira eventuais secreções dos seios, identificando as chances da mulher desenvolver tumores. 

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Maranhão (Sogima), promoveu nesta sexta-feira(26), às 19 horas no Hotel Luzeiros, uma palestra gratuita para a classe médica, sobre este novo teste revolucionário, para diagnosticar o câncer de mama. Na ocasião, o biomédico Prof. Dr. Marco Antonio Zonta irá proferir a palestra, "Estudo do Fluido Papilar Aspirado por Sistema Automatizado Halo".

O teste é simples e indolor, feito em apenas cinco minutos. Dois cones descartáveis, revestidos com silicone, são colocados 
sobre as mamas, podendo ou não aspirar secreções dos seios. As mulheres que não têm secreções apresentam menor risco de desenvolver câncer. As que possuem secreções com células normais têm um risco aumentado de desenvolver a doença.

"O aparelho não substitui a mamografia, veio como um método de prevenção rotineira que detecta células anormais precocemente", resume o biomédico. A mamografia identifica lesões nas mamas, que são pequenos tumores ainda imperceptíveis ao toque. Mas com a identificação das células nas secreções dos seios, é possível apontar o risco de câncer antes da lesão. O teste é recomendado anualmente para mulheres a partir dos 21 anos de idade ou menos. "E não precisa ser uma paciente de risco, com histórico familiar. Pelo contrário, o exame ajuda a identificar o risco da doença em paciente que nem imaginavam estar sujeito ao problema", esclarece Marco Antonio Zonta. 

O Halo foi testado em 120 pacientes tratadas no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, e mostrou ser mais 

eficiente que os métodos anteriormente empregados. Ele é usado nos Estados Unidos há dois anos. No Brasil, as pesquisas do Hospital das Clínicas começaram em outubro de 2008. O equipamento está sendo testado também em alguns laboratórios particulares.

As grandes vantagens do método é a obtenção preservada do material celular para diagnóstico e a avaliação precoce em caso de possíveis alterações do tecido mamário. Essa inovação diagnóstica vem com uma das principais armas para auxiliar o 

diagnóstico precoce de possíveis alterações microscópicas do tecido mamário auxiliando o médico na prevenção e acompanhamento de lesões potencialmente malignas.

Novidades como essa para detecção e combate ao câncer de mama são muito bem-vindos no Brasil, já que, de acordo com o 

Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima que mais de 49 mil casos de câncer de mama são diagnosticados por ano. Isso gera um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres.

No Brasil o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Um dos fatores que dificulta o tratamento é o estádio avançado em que a doença é descoberta. A maioria dos casos de câncer de mama no Brasil é diagnosticada em estádios avançados (III e IV)diminuindo as chances de sobrevida das pacientes e comprometendo os resultados do tratamento. O trabalho com Halo será para minimizar a ocorrência de tão grave doença!Fique atenta.

FONTE: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário