sexta-feira, 4 de maio de 2012

Portal iG insinua que morte de Décio Sá pode ter sido tramada pela polícia

Paula Miraglia, do iG:
Controle social ameaçado - As mortes da juíza Patrícia Acioli e do jornalista Décio Sá são prova de que suas denúncias e acusações tinham lastro

Jornalista Décio Sá
Jornalista Décio Sá
Há algumas semanas o jornalista Décio Sá foi morto com cinco tiros a queima roupa quando chegava em um restaurante em São Luís (MA). Além de repórter de política do jornal O Estado do Maranhão, Sá mantinha um dos blogs mais acessados do Estado, onde denúncias contra políticos, matadores de aluguel e casos de corrupção eram frequentes. É por isso que a polícia acredita que sua morte foi encomendada.
A morte trágica de Décio não é um caso isolado, ele foi o quarto jornalista morto no Brasil esse ano em cirscustências similares.
Mas lembremos que a imprensa não tem sido o único alvo de ataques dessa natureza. Em 2011, a juíza Patrícia Acioli foi alvejada com 21 tiros, quando chegava em casa, no Rio de Janeiro.
Acioli foi responsável pela condenação de vários policiais corruptos e, na época do crime, estava prestes a julgar um novo caso de corrupção envolvendo policiais. Os 11 suspeitos do crime estão presos e são todos policiais militares.
Também no ano passado, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) teve que deixar o País com a família em razão de ameaças de morte constantes. O deputado foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio. Um dos resultados da CPI em 2008 foi o indiciamento de mais de 200 pessoas entre, policiais militares e civis, bombeiros políticos, e a prisão de boa parte deles. Na época da CPI Freixo, já havia sido intimidado, mas antes de deixar o País, o deputado recebeu sete ameaças de morte.
Juíza Patrícia Acioli
Juíza Patrícia Acioli
Décio Sá foi assassinado com uma pistola.40, arma exclusiva da polícia. Recentemente, a polícia descobriu que os 21 tiros que atingiram Patricia Acioli foram disparados de uma Colt, calibre 45, arma que pertencia ao Exército brasileiro. Os dois crimes ajudam nublar a fronteira entre o legal e o ilegal, entre o poder do Estado e as organizações criminosas.
O controle social exercido por jornalistas, juízes e, alguns casos, políticos, cumpre um papel essencial num contexto como o brasileiro, onde não apenas as instituições são ainda frágeis, mas a corrupção é endêmica. As mortes de Patrícia Acioli e de Décio Sá são prova de que suas denúncias e acusações tinham lastro.
Infelizmente, é justamente a fragilidade e pouca capacidade de fazer valer a lei das nossas instituições que tornam essas pessoas completamente vulneráveis frente ao crime organizado. 
FONTE: Com dados do Luis Pablo

0 comentários:

Postar um comentário