terça-feira, 23 de agosto de 2011

O instituto Ronald Mcdnald e a fundação Antonio Jorge Dino


No próximo sábado, dia 27 de agosto, os restaurantes McDonald´s de todo o País estarão na campanha McDia Feliz, uma iniciativa do Instituto Ronald McDonald. Em São Luis, o evento acontece nos McDonald´s do Renascença, do Rio Anil Shopping e do São Luis Shopping, das dez horas da manhã às dez horas da noite, sendo o sanduíche Big Mac o único produto com renda destinada ao combate e prevenção do câncer infantojuvenil, o objetivo da campanha.

O Instituto Ronald McDonald é uma sociedade civil brasileira, com sede na cidade do Rio de Janeiro, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, que tem por missão “propiciar, com dignidade e conforto o tratamento às crianças e adolescentes portadores de câncer no Brasil”.

Fundado em 1999, o Instituto Ronald McDonald (IRM) abraçou um grande desafio: atuar na mobilização dos diversos setores da sociedade para a causa do câncer infanto-juvenil, colaborando com o aumento do índice de cura e da qualidade de vida dos pequenos pacientes.

Antes, a campanha McDia Feliz era coordenada pelo McDonald´s e já contava com uma rede de instituições envolvidas com o câncer infantojuvenil. Mas era preciso mais foco nas ações desenvolvidas, razão pela qual, em 2004, foi lançado o Programa Tsuru. Através do Tsuru foi possível direcionar esforços às condições mínimas necessárias ao atendimento digno e qualitativo da criança e do adolescente com câncer nos principais centros. Diversos projetos apoiados pelo IRM asseguraram drástica mudança em nível nacional.

DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER
Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer infanto-juvenil, começou-se a idealizar, em julho de 2005, durante uma reunião do Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald com o INCA, um programa voltado ao Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil. Este programa capacitou, em 2008, no Maranhão, equipes de Saúde da Família das Micro-Regiões do Munim, Lençóis e Baixo Parnaíba Litoral, beneficiando as cidades de Rosário, Morros, Axixá, Icatu, Presidente Juscelino e Humberto de Campos.

Com resultados mais expressivos a cada ano e com um volume de projetos apoiados cada vez maior, era preciso estruturar as diversas áreas do IRM com mecanismos mais eficazes de planejamento e controle. A partir de 2005, o IRM iniciou um processo de redefinição de critérios para o cadastramento de instituições, assim como de elaboração de projetos e acompanhamento dos mesmos.

No Maranhão financiou, em 2006, a ampliação, reforma e humanização da Casa de Apoio Criança Feliz, mantida pela Fundação Antonio Jorge Dino, que abriga crianças e adolescentes carentes, portadores de câncer, oriundos do interior do Estado. A casa foi re-inaugurada no dia 23 de maio de 2007, com grande orgulho da FAJD e de seus dirigentes

Como objetivo da campanha de 2007, começou-se o programa de reequipamento da Pediatria do Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello, que continuou em 2008. O McDia Feliz de 2009 angariou fundos para mobiliar a pediatria, que foi totalmente reformada com recursos do Instituto e inaugurada em 1º de julho de 2010, com a presença da gerente de projetos do Instituto, Claudia Lossio.

McDIA FELIZ
Hoje o IRM coordena a maior campanha do país no combate ao câncer infantojuvenil – o McDia Feliz. Neste dia, todos os recursos arrecadados com a venda de sanduíches Big Mac, além de materiais promocionais confeccionados pelas Instituições participantes são revertidos para entidades de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de todo o Brasil.

O evento garante o dia de maior movimento em mais de 600 restaurantes McDonald´s, contando com uma mobilização de mais de 300 mil voluntários. Ao longo de 23 anos de realização a campanha (no Brasil) e 12 anos no Maranhão, os recursos obtidos com o McDia Feliz contribuíram para o expressivo crescimento do índice de cura da doença em nosso País, de 15% no final da década de oitenta, podendo chegar a 85%, atualmente, dos casos diagnosticados nos estágios iniciais.

Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, no Brasil, a campanha já reverteu mais de 114 milhões para a causa do câncer infantojuvenil em mais de 20 estados brasileiros. Os recursos têm viabilizado a execução de vários projetos, dentre os quais unidades de internação, ambulatório e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, em benefício de dezenas de instituições de todo o Brasil que atuam para propiciar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes e seus familiares.

O IRM coordena, nacionalmente, a campanha McDia Feliz e é também responsável por diversos programas e iniciativas que ajudaram a articular e mobilizar diferentes setores da sociedade em prol da causa do câncer infantojuvenil. A edição 2011 do McDia Feliz será realizada em 27 de agosto e os recursos serão investidos em 73 projetos de 59 instituições, em todo o País. Para participar e ajudar, basta chegar em qualquer restaurante McDonald´s e pedir um Big Mac. Ou dois ou três, afinal, dia de Big Mac é dia de ajudar crianças e adolescentes com câncer.

Aplicação dos Recursos da Campanha McDia Feliz
Pela Fundação Antonio Jorge Dino

2000 Reformar a capela de fluxo laminar
2001 Reformar a Casa (provisória) de Apoio Criança Feliz e comprar medicamentos para a pediatria
2002 e 2003 Comprar a atual sede da Casa de Apoio Criança Feliz
2004 Reformar da Casa de Apoio Criança Feliz
2005 Construir a Escolinha do Sorriso, na Casa de Apoio Criança Feliz
2006 Reformar, ampliar e humanizar a Casa de Apoio Criança Feliz
2007 e 2008 Reequipar a Pediatria
2009 Reformar e mobiliar a Pediatria do Hospital Aldenora Bello
2010 Equipar e humanizar a Escolinha do Sorriso
2011 Ampliar, de 17 para 29, o número de leitos da pediatria do Hospital Aldenora Bello, com a inclusão de um leito especial para cuidados paliativos.

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