sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MDA e Fundação Bill Gates dialogam para segurança alimentar na África

MDA e Fundação Bill Gates dialogam para segurança alimentar na África

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, recebeu na manhã desta terça-feira (2) representantes da Fundação Bill e Melinda Gates, em seu gabinete em Brasília (DF). O encontro é o início do diálogo para uma cooperação internacional de combate à fome e à extrema pobreza. 

O ministro Florence afirmou que parceria com a Fundação Gates é mais um passo importante para garantir a segurança alimentar na África. “Queremos construir parceria com a Fundação e com todos aqueles que estiverem preocupados com o tema da fome no mundo e da segurança alimentar, principalmente no continente Africano.”
Florence apresentou as principais ações do governo federal de cooperação com os países africanos, destacando a transferência de conhecimento e tecnologias sociais, como o modelo de assistência técnica rural, as ações da Embrapa na disponibilização de técnicas desenvolvidas para o Semiárido brasileiro e o Programa Mais Alimentos Africa. O ministro ainda lembrou que o Brasil tem um compromisso histórico com os povos africanos.
Sam Dryden, Diretor para o Desenvolvimento da Agricultura da Fundação Gates, apresentou ao ministro a intenção do fundador da fundação Bill Gates de apresentar o modelo de fomento à agricultura familiar brasileira em sua fala na reunião do G20. Dryden também expôs as principais ações da Fundação de incentivo à agricultura familiar na África. “Temos trabalhado com 25 países africanos financiando ajuda para o cultivo de várias variedades de alimentos de subsistência, ao mesmo tempo que financiamos a pesquisa sobre bem públicos globais e sobre variedades de alimentos que se adaptem melhor à realidade africana.”
Na reunião foi iniciado o dialogo para a construção de um protocolo de cooperação entre o MDA e a Fundação Bill e Melinda Gates para as ações no continente africano. O principal objetivo deste protocolo é criar as condições para o desenvolvimento e estruturação da agricultura familiar na África com o propósito de garantir a segurança alimentar no continente.
fonte= MDA/boletim

0 comentários:

Postar um comentário