domingo, 21 de agosto de 2011

imparcialidade: A Face Oculta do Jornalismo (Exclusivo artigo de Zezinho Casanova)

Por ZezinhoCasanova


manipulacao imprensa
A imparcialidade pode ser classificada como o maior conflito íntimo do jornalismo já que o fazer jornalistico nao consegue livrar-se das amarras politicas ou ideologicas de quem o produz.
Quem faz jornalismo o faz sempre a serviço de uma classe ou grupo social, às vezes possivel de ser fotografado como uma mistura homogenea, mas composta de interesses contrários que aguardam momentos de tirarem suas máscaras sociais.
A mesma informação poderá ser transmitida por diversas mídias de maneira diferentes mesmo que tenha o mesmo conteúdo, diferenciando-se na exposição do ponto de vista de quem a produziu, vendo as coisas por esse angulo podemos afirmar que não há Imprensa Imparcial,  não existe imparcialidade no jornalismo pois os veículos de comunicação, grandes ou pequenos, estão direta ou indieretamente a serviço de alguem, seja pessoal fisica ou um Coletivo de interesses. O texto jornalistico traz em si uma carga semântica que se exterioriza através da linha Editorial que segue.
A idmparcialidade portanto, vira discurso politicamente correto que não sai do campo das idéias ficando na penumbra da realidade. Ser imparnterecial significa ferir interesses, magoar paixoes ideologicas, causar mau estar aos priivilegiados e certamente é uma virtude que ficará para a vida futuanra quando o jornalismo e a sociedade que o consume atinga um crescimento moral de acordo com o exercício da praxis imparcial.
Zezinho Casanova é Educador e estudante de Comunicação Social

0 comentários:

Postar um comentário