terça-feira, 23 de agosto de 2011

Anac já apontava uso irregular de helicópteros no MA


Ao utilizar helicóptero da PM do Maranhão em passeios dominicais, José Sarney não afrontou apenas o bom senso e o contribuinte.
O tetrapresidente do Senado sobrevoou também acima do conteúdo de relatório produzido em 2010 pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Datado de outubro de 2010, o texto da agência anota que dois helicópteros do governo maranhense foram utilizados de maneira “inadequada” no transporte de “autoridades.”
A Anac foi a campo movida por denúncias recebidas em 2009 contra o GTA (Grupo Tático Aéreo) do governo maranhense.
Uma das acusações apontava a "descaracterização de aeronaves" que deveriam servir ao “transporte de enfermos.”
Em seu relatório, a agência concluiu que, de fato, foi “constatado” o uso de aeronaves maranhenses no “transporte de autoridades.”
Os nomes das “autoridades” não são mencionados no documento, cujo teor é refugado pela governadora Rosena Sarney (PMDB).
Oito meses após a conclusão da Anac, José Sarney, pai da governadora, usou aeronave  do Estado em pelo menos dois passeios à ilha do Curupu, propriedade da família.
Como se fosse pouco, o relatório da Anac também menciona "indícios" de irregularidade praticada a bordo de aeronave alugada pelo governo do Amapá.
O Amapá, como se sabe, é o Estado que o maranhense Sarney adotou como seu domicílio eleitoral.
De acordo com a Anac, aeronave custeada pelo contribuinte amapaense voava no céu do Maranhão em agosto do ano eleitoral de 2010.
Corre a web vídeo que exibe cena em que eleitores hostilizam Roseana e assessores da campanha dela no momento em que embarcavam num helicóptero.
O prefixo da aeronave é o mesmo que a Anac atribui à aeronave alugada pelo governo do Amapá (aqui, o vídeo).
Procurado, o governo do Maranhão absteve-se de comentar o pedaço do texto da agência que trata do uso impróprio dos seus helicópteros.
Quanto ao naco do texto que menciona os “indícios” de apropriação eleitoral da aeronave amapaense, a reportagem foi aconselhada a procurar o PMDB.
FONTE: Blog de Josias de Souza

0 comentários:

Postar um comentário