domingo, 15 de maio de 2011

Os brasileiros ainda estão longe da discussão no campo das idéias!!!

O que me fez escrever sobre esse assunto, que em minha opinião ajudaria muito a consolidação da democracia no Brasil, é pelo fato dos homens públicos brasileiros não estarem preparados para ser criticados e questionados. Eles se julgam os donos das verdades, quando se sabe que a maioria esmagadora é despreparada e com a evolução passam a usar seus assessores despreparados também para atacar quem os criticou ou questionou.
Na verdade, com a evolução da tecnologia, da internet, do celular e muitos outros meios de comunicação, como as páginas de relacionamento, as críticas e os questionamentos aumentaram, deixando, com isso, as pessoas públicas ficaram mais expostas, porém não se acostumaram com a evolução.
Com o surgimento dos blogs, os homens públicos ficaram a mercê dos questionamentos e criticas, pois esse meio de comunicação interage diretamente com o leitor, que pode tecer seus comentários sobre o assunto em questão.
Contudo, os políticos começaram a usar o mecanismo “comentários” para denegrir a imagem do autor do questionamento e da crítica, isso sem colocar sua identificação, apenas usando desse artifício covardemente, quando deveriam utilizar para debater dentro do campo das idéias e cientificamente. Apenas querem defender as idiotices e hipocrisias ditas por seus chefes, através de comentários idiotas, que não contribui em nada para o avanço político, econômico e social, além de mostrar que tanto ele quanto o chefe são despreparados.
O certo seria esses homens públicos aproveitar os blogs para mensurar aquilo que pode melhorar sua atuação, além de textos que poderiam enriquecer seus debates.
O homem público tem que estar preparado para receber as críticas e os questionamentos. Mesmo com a educação brasileira tolhendo o questionamento crítico, felizmente tem muita gente questionadora e crítica nesse país e também em Bacabal, coisa importante para o processo democratização.
Quem é formador de opinião, às vezes faz sim muitas criticas e questionamentos, mas, não com a intenção de denegrir a imagem de alguém, mas sim com o objetivo de ajudá-lo a melhorar naquilo que ele debate pelo senso comum.
Esses homens públicos se acham muito poderosos, por que ocupam cargos públicos, porém esquecem que estão ali para representar o povo e que são empregados do povo e para o povo.
Quando criticados, esses homens públicos vão à loucura porque tem aqueles que não comungam com seus pensamentos (maioria dentro do senso comum), com isso tratam de intimidar os blogueiros através de comentários de seus assessores, que usam de identidade falsa.
Em minha opinião, tem textos que realmente não condizem com um questionamento crítico sério, pois atacam os homens públicos em suas vidas privadas, coisa que repudio, pois só existe interesse na vida privada de um homem público quando esse é acometido de crime de qualquer ordem, cujo assunto para sê-la de caráter público.
Quanto às críticas e questionamentos de sua vida pública, ocupado um cargo público, não pode haver a revolta através dos comentários de seus assessores, demonstrando, com isso, um paradoxo de que realmente existe ao de errado em suas ações.
O leitor se pergunta: “Existe algum tipo de racionalidade que possa justificar essa política que traz prejuízo para ambos os lados?”. Talvez conclua que ambas as partes são irracionais, que ninguém consciente tomaria essa atitude de ataque e contra-ataque nos comentários, sem que seja discutida de fato a essência da matéria a ser comentada.
Aí está a grande armadilha para o leitor. Aquilo que é irracional (não tem racionalidade) não pode ser compreendido e não têm justificativas os comentários que fogem dos assuntos em questão. Apontando todas essas características sobre os comentários fora de propósito, deixa ao leitor realmente observador da matéria que a política brasileira é de fato hipócrita, nojenta e asquerosa.
Diante dos fatos, sugiro aos leitores de fato das informações contidas no Diário do Mearim, que saibam mensurar o conteúdo das matérias em questão por sua própria ótica e não através de comentários que servem apenas para tirar o foco da notícia. Caso passem a fazer assim, aí sim algo de novo, crítico e com reais possibilidades de trazer algum tipo de aprimoramento à situação estará sendo construído…
CRÉDITOS: Blog Caiohostilo

0 comentários:

Postar um comentário